SUBSIDIOS DAS LIÇÕES

 


LIÇÃO 1 - SALMOS SÃO POESIAS

ENFOQUE BÍBLICO

"Bendito seja o Senhor Deus, O Deus de isrel, que só ele faz maravilhas. e bendito seja para sempre o seu nome glorioso, e encha-se toda tera da sua glóriia. Amém e amém!. Salmos 72.18,19".
INTRODUÇÃO
Não há livro na Bíblia que atraia mais as pessoas que os Salmos. Embora escritos como o hinário oficial de Israel, os Salmos alcançam a todos os povos, com sua mensagem de louvor, de adoração, de gratidão, de esperança e de salvação.
I. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO LIVRO DE SALMOS
O Livro dos Salmos é uma coletânea de cânticos de louvor escritos por vários autores durante um longo período de tempo da história de Israel. Os cabeçalhos, títulos ou subtítulos de alguns salmos estão relacionados com determinados indivíduos ou grupos. Alguns salmos não fazem referência à sua autoria. O indivíduo mencionado com mais freqüência é Davi, e todo o Livro de Salmos é geralmente associado a ele. Davi era reconhecido como o “mavioso salmista de Israel”.
1. Títulos e nomes.
O vocábulo Salmos.
A palavra Salmos tem origem na tradução do AT hebreu para o grego, no ano 200 a.C., feita por 70 sábios – a septuaginta (LXX). Nesta versão, os Salmos recebem o título de Psalmoi: Cânticos entoados com o acompanhamento de instrumentos de cordas. No hebraico, o termo que corresponde a Salmos é Tehillim: Louvores ou Cânticos de Louvor.
II. CARACTERÍSTICAS ESPECIAS DOS SALMOS
O Livro dos Salmos contém poesia hebraica, reconhecida mais pelo ritmo do que pela rima. As características fundamentais da poesia hebraica são o paralelismo, a métrica e a disposição das estrofes. Dentre os diversos tipos de paralelismo, encontram-se o sininímico, em que o segundo verse repete o pensamento do primeiro com palavras um pouco diferentes (Sl 51.2); o antitético, em que o segundo verso contrasta com o primeiro (Sl 1.6); e o sintético, em que o segundo verso amplia ou completa o pensamento do primeiro (Sl 107.1)
A métrica é determinada pelo número de sílabas tônicas em um verso do poema. O arranjo estrófico é o agrupamento de um salmo ou salmos em estrofes por meio de um refrão recorrente (Sl 42.5, 11; 43.5).
1. Ritmo.
Trata-se da repetição harmoniosa dos sons. Quando lemos: “Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre. Louvai ao Deus dos deuses, porque a sua benignidade é para sempre” (Sl 136.1-2), percebemos o subir e o descer da voz, numa harmonia bem característica.
2. Paralelismo.
É o elemento indicativo do “equilíbrio de forma e sentido”. A ideia é apresentada pelo salmista, e, em seguida, é repetida, gerando um contraste. Os principais paralelismos no saltério são os seguintes:
a) Paralelismo Sinônimo.
O corre quando a segunda linha do salmo repeti a primeira com palavras um pouco diferentes. “Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1.2).
b) Paralelismo Antitético.
A segunda linha faz contraste com a primeira. “Porque o Senhor conhece o caminho dos justos mas o caminho dos ímpios perecerá (Sl 1.6).
c) Paralelismo Sintético.
A segunda linha do salmo complementa a primeira, enriquecendo o pensamento original. “Senhor, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livre-me” (Sl 7.1). Obs.: Os destaques foram feitos pelo comentador para fins didáticos.
3. Termos técnicos e títulos descritivos.
a) Selá.
Este vocábulo ocorre 71 vezes, principalmente entre os livros I e III. Para alguns autores, trata-se de um sinal para mudança no acompanhamento musical, ou para aumentar o som dos instrumentos ou das vozes.
b) Higaiom.
Como aparece nos salmos 9.16; 19.14; 92.3, parece indicar uma pausa para meditação ou diminuição na altura dos sons dos instrumentos das vozes.
c) Mictão.
Não se sabe o sentido exato desta palavra, mas parece indicar um salmo de lamentação e arrependimento (Sl 56-60).
d) Para Jedutum (yedutum).
Conforme usado nos salmos 39,62 e 77, indica confissão.
e) Mesquil.
Poesia com finalidade de meditação ou ensino (Sl 32, 42, 44, 54).
III. FINALIDADE DOS SALMOS
1. Propósito 
O Livro dos Salmos reflete, exclusivamente, a reação de alguns indivíduos à revelação que Deus fez de si mesmo. As mulheres podem se identificar com muitos desses poetas, que derramaram seus corações diante de Deus em orações, anseios, confissões, lamentações e ações de graça. O Livro dos Salmos era usado como hinário dos cânticos de louvor de Isarel, por vezes identificado como Saltério.
Saltério. O livro de Salmos também é chamado de Saltério. Este termo vem da palavra grega Psâlterion. É o nome de um instrumento musical que, no AT, já era bem conhecido (Sl 33.2; Sl 108.2 e 144.9). 
2. Devocional.
No seu sentido original, os salmos foram destinados à adoração a Deus através de orações cantadas com acompanhamento de instrumentos musicais.
3. Cultural.
Na Páscoa, na festa dos Tabernáculos e na Festa da Colheita, os Salmos dos Degraus, do 120 ao 134, eram os mais usados. Segundo Davidson, “eram habitualmente entoados por um coro de levitas, de pé, nos quinze degraus que ligavam os dois pátios do templo” (Novo Comentário da Bíblia). O Salmo 130 era muito usado em ocasiões de penitencias como, por exemplo, no Dia da Expiação. Os salmos 92 a 100 eram eminentemente sabáticos. Além disso, os judeus tinham, em cada dia da semana, um salmo habitual.
TEMAS

O Livro dos Salmos contém réplicas de indivíduos e da comunidade a Deus na adoração. Foram identificados diversos tipos de salmos: hinos de louvor, salmos reais, lamentações, ações de graças, salmos de exaltação (entronização) e salmos de sabedoria. Acima de tudo, Salmos é um Livro de louvor. A leitura dos 150 salmos vai pôr em evidência a majestade do Deus que deve ser cultuado, porque ele é digno de eterno louvor.

ESBOÇO

O esboço do Livro dos Salmos é organizado de acordo com as compilações ou livro que encerram o conjunto.
Cada um dos livros termina com uma doxologia de louvor ao Senhor. O Sl 150 inteiro corresponde a uma doxologia do Livro V, e também, a uma conclusão adequada do Livro dos Salmos.
Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, da eternidade para a eternidade! Amém e amém! (Sl 41.13)
Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios. Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém! (Sl 72.18-19)
Bendito seja o SENHOR para sempre! Amém e amém! (Sl 89.52)
Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade a eternidade; e todo o povo diga: Amém! Aleluia! (Sl 106.48)
Os cinco livros que formam o Livro dos Salmos são:
Livro I (Salmos 1 – 41)
Livro II (Salmos 42 – 72)
Livro III (Salmos 73 – 89)
Livro IV (Salmos 90 – 106)
Livro V (Salmos 107 – 150)


Conclusão
Os cristãos descobriram, ao longo dos séculos, que, no Livro dos Salmos, podem encontrar mensagens de conforto, de paz, de encorajamento, de segurança, de socorro, de amor, de salvação. Todas mui apropriadas para as mais diversas ocasiões da vida. Dos 150 salmos, há aqueles cuja predileção é inegável. Não se pode negar que o Salmo 23 é um dos mais populares. De igual modo, podemos citar os de números 34, 37, 40, 46, 91, 121, apreciados até mesmo por não evangélicos.