PÁSCOA

         O povo de Deus estava no Egito. Deus falou com Moisés que ele seria o libertador de Israel e o mandou ir até o faraó para lhe dizer que ele deveria deixar o povo ir embora para Canaã. O faraó estava com o coração endurecido e não deixava o povo ir.
Então Deus mandou sobre o Egito dez pragas, foram coisas muito ruins que aconteceram com os egípcios. A décima praga foi da morte dos primogênitos. Deus disse ao povo de Israel que o anjo da morte iria passar naquela noite pela terra do Egito.
Todos os primogênitos dos homens e dos animais iriam morrer.Mas haveria livramento para os que obedecessem a Deus. Eles deveriam tomar um cordeiro de um ano, macho, sem defeito e sacrificá-lo, tomando o seu sangue e passando nos umbrais e nas vergas das portas da casa. O cordeiro seria assado e comido por toda a família, que estaria pronta para sair de viagem naquela mesma noite. O povo obedeceu ao Senhor e até hoje os judeus comemoram esse acontecimento, a Páscoa.

(Leia Êxodo, capítulo 12)


SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Aqui vai algumas sugestões que vc pode fazer com seus alunos no periodo da páscoa.

1. Na escola dominical vc pode encenar com seus alunos a Santa Ceia. 
    - Caracteriza doze crianças representando os discipulos, e um fará o papel de Jesus. Podendo usar batas ou lençois como vestimentas.
   - Com antecedencia entrega as falas para o aluno decorar
   - Usar um tapete grande no chão, cada criança trás uma almofada para sentar-se,
   - Trazer para sala, pão e suco de uva.
OBS: Antes da encenação explicar a importancia da santa ceia, quem pode participar, e como aconteceu a ultima ceia que jesus participou.

    Em seguida faz a encenação junto com as crianças.

    Aqui vai o texto para as crianças:

A ÚLTIMA PÁSCOA E A SANTA CEIA.

Cena (Ao redor do tapete, Jesus na ponta, João do seu lado e Judas do outro, mais os dez discípulos. Jesus fala)

 
JESUS: Em verdade vos digo que um de vós há de me trair.
(todos dizem um a um): Porventura sou eu senhor?
JESUS: O que comigo, pois a mão no prato esse me trairá. Em verdade vos digo que o filho do homem vai como a respeito dele esta escrito. Mas ai daquele por quem o filho do homem será traído, bom seria para esse homem se não tivesse nascido.
JUDAS: Porventura sou eu Rabi?
JESUS: tu o disseste. (Abençoa o pão): Tomai comei, isto é o meu corpo que é dado por vós, fazei isto em memória de mim (todos pegam uma partícula do pão, Jesus ergue o cálice).
JESUS: Este cálice é a nova aliança do meu sangue, fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim, pois não beberei mais deste fruto da videira, até o dia em que eu beber o vinho novo convosco no reino de meu Pai.


Professor, que Deus continue te abençoando e dando cada dia mais criatividade em sua sala de aula.
                                                     Noeme Oliveira